http://estrelando.com.br/fotos/19/04/fto_ft1_181904.jpg

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Bruxa Má do Oeste































A Bruxa Má do Oeste é a grande antagonista do livro 'O Maravilhoso Mágico de Oz´, de L. Frank Baum. Ela é a governante do país Winkie, na Terra de Oz, onde fez dos Winkies seus escravos, e conta com a ajuda dos macacos voadores. 

Na famosa adaptação do clássico para o cinema, de 1939, a Bruxa Má do Oeste aparece como irmã da Bruxa Má do Leste, embora isso não seja mencionado no romance original.

No livro, as duas bruxas uniram-se para conquistar a Terra de Oz e dividi-la entre si. A Bruxa do Oeste foi descrita como uma mulher tirana, velha, pançuda, com três tranças e um tapa-olho. L. Frank Baum explicou que ela só tinha um olho, mas que este "era tão poderoso quanto um telescópio", permitindo que a bruxa visse o que acontecia em seu reino das janelas de seu castelo.

Alguns ilustradores dos livros de Oz, como Paul Granger, colocaram seu olho no centro da testa, como um ciclope.

A Bruxa não carregava uma vassoura no livro e sim um guarda-chuva, sem dúvida, para se proteger da água que é tão letal para ela. 

Na versão para o cinema de 1939 de 'O Mágico de Oz', a Bruxa Má do Oeste é curvada, tem pele verde, nariz e queixo pontiagudos, e usa um vestido longo preto com um chapéu também preto e pontiagudo. Esta representação da Bruxa Malvada tornou-se um padrão mundial para a aparência de bruxa e um arquétipo para a maldade humana. 

No filme ela entra mais cedo na história do que no livro, e é muito mais ameaçadora. 

A personagem ocupa a 4 ª posição na lista do American Film Institute dos 50 melhores vilões de todos os tempos, sendo o maior vilão do gênero feminino. 

Tanto no livro original como no filme de 1939, a Bruxa Má do Oeste não tinha nome. No livro 'Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West', de 1995, e no recente musical da Broadway, 'Wicked', a Bruxa Má do Oeste é chamada de Elphaba (nome formado a partir das iniciais do autor L Frank Baum - El-Pha-Ba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário